Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho EXPANDIDO, que faz o diagnóstico de 61 doenças, é um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no Brasil e no mundo.
O teste EXPANDIDO inclui em seu painel, além das 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 51 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS.

A partir de algumas gotinhas de sangue, colhidas do calcanhar do bebê, 48 horas de vida, o Teste do Pezinho EXPANDIDO poderá identificar importantes doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual ou trazer outros prejuízos à qualidade de vida da criança.

Scid e Agama

Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) e Agamaglobulinemia (Agama) são doenças genéticas onde células T e/ou B e anticorpos protetores não são produzidos. A ausência dessas células deixa o bebê desprotegido e completamente vulnerável a vírus, bactérias e fungos.

A maioria dos recém-nascidos com SCID ou Agama parecem saudáveis ao nascer, pois o sistema imunológico da mãe o protege de infecções em suas primeiras semanas de vida. Entretanto, sem tratamento, até mesmo infecções comuns podem trazer sérias complicações para a saúde.

O diagnóstico precoce é fundamental para o futuro do bebê.
 Caso o exame tenha um resultado positivo, outros exames serão necessários para a confirmação do diagnóstico e início do plano de tratamento precoce para evitar possíveis infecções e reestabelecer o sistema imunológico.

O exame pode ser realizado associado a outros Teste do Pezinho.