Mantenha o calendário de vacinação atualizado

Com a chegada do frio e as rápidas mudanças de temperatura, é comum o aumento das doenças respiratórias. Há maior aglomeração de pessoas em lugares fechados, com maior troca de vírus e bactérias. A pneumonia é, por princípio, uma doença oportunista, que age onde encontra baixa imunidade.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano morrem de pneumonia 1,6 milhão de pessoas no mundo e apesar de existirem diversas formas de prevenção, a mais eficaz delas é a vacinação!

Vamos conhecer mais sobre a vacina que auxilia na prevenção de uma das mais temidas doenças respiratórias?

🤔 Você sabe o que é a Pneumonia?

É uma doença causada pela bactéria Streptococcus (S) pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Ela pode se apresentar como uma doença leve, desde uma otite e sinusite, até uma infecção grave como pneumonia e meningite, ocorrendo de forma mais frequente em crianças, particularmente aquelas com menos de 2 anos de idade.

🤒 Os principais sintomas são:

• Tosse
  • Febre
  • Dificuldade respiratória
  • Geralmente acompanha com queda do estado geral

💦 Como ocorre a transmissão?

Através de gotículas de saliva como, por exemplo, quando as pessoas tossem ou espirram. A doença é mais comum em crianças pequenas do que adultos, visto que estas ainda não tem os anticorpos necessários para combater as bactérias.

💉 Pra quem Vacina é indicada?

• Crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos
  • Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas (neste caso a vacina só é aplicada com pedido médico)
  • Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60.

O distanciamento social deve ser respeitado, mas devemos manter a vacinação rotineira, afinal, muitas doenças graves deixaram de ser um problema de saúde pública graças à vacinação.

Camila Cascibetta
Marketing da Vacine Clínica