Itens Desnecessários no Enxoval do Bebê na Visão de uma Pediatra

No post anterior (Itens Obrigatórios do Enxoval do Bebê na Visão de uma Pediatra), conversamos sobre alguns itens fundamentais no enxoval. E quais seriam os proibidos ou dispensáveis? Lá vai:

  • Kit berço: Quase toda mamãe quer começar a arrumação do quarto do bebê por ele, mas saiba que tanto a Sociedade Americana de Pediatria quanto a Brasileira contraindicam seu uso por aumentar o risco de sufocamento e morte súbita.
  • Travesseiros em geral, incluindo o antirrefluxo: Não está indicado o uso de travesseiros até 1 ano de idade, pelos mesmos motivos do kit berço. Lembrem-se de que, para que seja seguro, a única coisa fofa no berço tem que ser o nenê. Portanto, também ficam proibidos dentro do berço: bichos de pelúcia, almofadas e paninhos em geral.
  • Aquecedor de lenço umedecido: É totalmente dispensável. Nos primeiros meses, o ideal é usar água morna e algodão para higiene do bebê.
  • Andador: Além de ser um grande causador de acidentes, ainda pode atrasar o desenvolvimento do bebê. Lembram-se do post sobre Tummy Time? Então, lugar de bebê é no chão.
  • Jumper: Nem preciso falar nada, né?
  • Termômetro de Banheira: Alguém realmente acha que a mamãe e o papai não vão aprender a temperatura do banho do bebê? Esse termômetro só serve para ocupar espaço e gastar dinheiro, francamente…
  • Roupas RN e P em excesso, bem como sapatinhos minúsculos: Sei que a tentação na hora de comprar é grande e que somos levadas pela emoção. Porém, acreditem, os bebês crescem rápido, perdem muitas roupas sem nem usar e antes de 1 ano raramente ficam de sapato.

Tem alguma dúvida? Me conte como está a preparação do enxoval!

Consulte nossos profissionais de saúde para obter mais informações.

 

Dra. Débora Scordamaglia
Médica Pediatra
CRM/SP 104.299
@dra_debora_scordamaglia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.