Reflexo de GAG e Engasgo do Bebê

O reflexo de GAG é um reflexo natural e protetor dos bebês que acontece frequentemente na época da introdução alimentar.

Assemelha-se a uma ânsia de vômito e o bebê consegue expelir o alimento pela boca. Com o bebê sentado (e por isso é tão importante avaliar os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução alimentar), esse reflexo protegerá seu bebê do engasgo.

Aqui seguem alguns vídeos mostrando como é o reflexo de GAG. É super importante que os cuidadores entendam e saibam diferenciar de um engasgo e, mais importante que isso, saibam o que fazer em caso de engasgo.

Agora que entendemos o que é o reflexo de GAG e que sabemos diferenciá-lo do engasgo, vamos conversar a respeito de como agir em caso de engasgo. Toda mãe, pai e cuidadores de crianças devem estar preparados para reagir nessa situação. ISSO PODE SALVAR A VIDA DO SEU BEBÊ!

Antes de mais nada, chame por ajuda. Ligue ou peça para alguém ligar para o corpo de bombeiros (193) ou SAMU (192).

Com o dedo indicador e médio, segure a boca do bebê aberta, coloque-o deitado de barriguinha para baixo, com a cabeça mais baixa que o corpo.

Dê 5 tapas com a base da mão entre os ombros do bebê, depois coloque o bebê deitado de costas e faça 5 compressões com 2 dedos no meio do peito.

Olhe para o bebê: se ele chorar, tossir ou vomitar, é sinal de que desengasgou. Se ele continuar molinho, sem nenhuma reação, reinicie as compressões. Faça 30 compressões fortes e rápidas, abra a boca do bebê e faça 2 ventilações soprando ar na boca e no nariz.

Se o bebê continuar inconsciente, repita tudo até a ajuda chegar.

Segue link da apostila feita pela USP com todo o passo-a-passo de como realizar as manobras de reanimação.

Essa informação salva vidas. Envie o link desta publicação para uma mamãe e um papai que precisam saber disso.

Consulte nossos profissionais de saúde para obter mais informações.

Confira em nosso site as vacinas necessárias para proteger seu filho e você, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

 

Dra. Débora Scordamaglia
Médica Pediatra
CRM/SP 104.299
@dra_debora_scordamaglia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.