Quando dar água para o bebê?

Vacine Clínica - Quando dar água para o bebê

Um copo de água não se nega a ninguém… Exceto se for um bebê com menos de 6 meses! 💦😅

Brincadeiras à parte, a recomendação geral é que antes desse período não seja oferecida água para eles – exceto em casos específicos e com orientação pediátrica.

Depois do sexto mês, idade em que geralmente inicia-se a introdução alimentar, a água pode começar a ser dada aos bebês, sempre fracionada ao longo do dia.

Até então, o leite supre todas as necessidades hídricas. Mas a partir do momento que ele passa a ingerir outros alimentos, há uma sobrecarga maior de proteínas e sais minerais. Nesse sentido, as necessidades hídricas aumentam e a água ajuda o rim e o intestino a trabalharem melhor.

A quantidade ideal varia de acordo com o peso. O indicado é aproximadamente 100 ml água por quilo da criança, o que gira em torno de 800 ml. Lembrando que, no volume recomendado, consideramos o leite materno ou a fórmula láctea, e também alimentos que possuem água em sua composição.

O ideal é oferecer, no intervalo entre as refeições e mamadas, alguns goles de água para o bebê. Conforme ele for evoluindo na introdução alimentar, vai passar a sentir mais sede e aceitar melhor a água.

Combinado? Qualquer dúvida, converse com o pediatra do seu bebe.

 

Dra. Daniela Cunha
Médica Pediatra
CRM 125835
dra.danielacunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.